A Pesquisa NovoAro 2020 realizada pela INA - Inteligência no Agro, reuniu de forma inédita o Portal de conteúdo Agropapo, a empresa de marketing ComResultado, A rede YouAgro, as startups IZAGRO e AGRUSDATA, além da Câmera do Comércio Brasil Mercosul.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 de junho e 4 de julho de 2020, inspirada em modelos internacionais,
nas quais a importância das necessidades dos PRODUTORES RURAIS são comparadas com às percepções do setor
AGROINDUSTRIAL, ponto a ponto, ambos segmentos entrevendo o cenário para os próximos 12 meses.
Participaram do estudo mais de 425 produtores rurais e 122 profissionais da indústria.
56,7% das propriedades acima de 200 hectares
27 diferentes culturas mapeadas
24 diferentes segmentos da indústria do Agro
Mais de 50 pontos abordados
Baixe o resultado da pesquisa "Preocupações do Produtor X Preocupações da Agroindústria 2021"
Pesquisa realizada pela INA, em julho de 2020, aponta que mais da metade dos pecuaristas brasileiros visam como prioridade aumentar a produtividade do rebanho. O apontamento vem cercado de outras preocupações, como a defasagem tecnológica e o pagamento de empréstimos já tomados.
Dentre as mais de 30 culturas pesquisadas pela INA – Inteligência no Agro, o pecuarista foi o que apresentou o maior índice de preocupação em relação a tecnologia. Fato que deve ter uma correlação com o aumento da produtividade para os pecuaristas que partiram para o sistema de confinamento e semi confinamento.
Esses sistemas têm possibilitado a produção de 6 a 8 arrobas por um período de 90 dias, contra a produtividade de 3 a 4 arrobas por hectare ano.
Dados do DSM 2019, mostram que o mercado de confinamento cresceu 2% no ano passado, chegando a 5,18 milhões de bovinos, e deve crescer ainda mais em 2020, aproximando de 10 milhões de animais confinados.
Segunda a Embrapa, a adoção de tecnologias na pecuária brasileira proporcionou a modernização do setor com incremento da produção e da produtividade, em bases sustentáveis. Nos últimos 40 anos, a produção de leite e de carne bovina quadriplicou. Pesquisas em genética, avanços no controle de pragas, doenças e melhoria das pastagens aumentaram de 11% para 22% a média de desfrute dos rebanhos bovinos de corte. Porém, quando comparamos com a produtividade norte americana, entendemos que ainda precisamos melhorar.
Segundo o DSM, o EUA produz 11 milhões com 89 milhões de bovinos, já o Brasil, produz menos TONS e possui um rebanho quase 2 vezes e meio maior, sendo 10 milhões de TONS de produção com 212 milhões de cabeças.
Com todo esse panorama, fica evidente na pesquisa realizada pela INA – Inteligência no Agro, a preocupação do pecuarista em investir para aumentar a produtividade, criando grandes oportunidades para empresas que atuam no fornecimento de tecnologia para o setor. Conheça mais os pontos que foram explorados e que podem ser aprofundados em novas pesquisas de mercado.
Pesquisa INA é destaque no Canal Agropapo. Edson Fávero Júnior fala sobre os resultados e quais as tendências para os produtores e para a agroindústria.
Solicite informações precisas sobre as necessidades dos produtores por tamanho de propriedade, tipo de cultura, localização, modelo de negócios empregados e tecnologias utilizadas.
Solicite informações precisas sobre as dúvidas e posicionamento da agroindústria para os próximos 12 meses.